Nosso propósito

A Criação

O projeto Muzambinho Turismo Criativo nasceu da conexão informal de pessoas de diferentes gerações, unidas no amor pela terra e gratidão ao ambiente onde muitos tiveram sua formação ou escolheram para construir suas vidas. A consciência desses valores despertou nos amigos de Muzambinho o desejo de produzir ações integradas favoráveis ao desenvolvimento local através do turismo.
A proposta do movimento Muzambinho Turismo Criativo é mobilizar ações de pessoas junto às atividades estruturantes ligadas, baseadas em princípios de planejamento e experiências de sucesso, apresentando técnicas que possibilitem o desenvolvimento da gastronomia, do artesanato, das manifestações culturais, do agronegócio vocacional, da preservação do patrimônio, da nossa história e dos saberes locais.

Objetivos Gerais

Potencializar e desenvolver a cadeia produtiva ligada ao setor turístico através da agregação de valor.

Objetivos específicos

Apresentar caminhos alternativos para a cadeia produtiva do turismo como “ferramenta” principal de aumento do trabalho e renda familiar;

Elevar a compreensão e entendimento do papel dos agentes capazes de produzir essa transformação;

Estimular o empreendedorismo e a comercialização do nosso destino turístico como um instrumento de fortalecimento da economia solidária com base no desenvolvimento integrado e sustentável.

Eixos Estruturantes

. Infraestrutura

. Gastronomia

. Artesanato

. Educação e Cultura

. Inventariação Turística

. Comunicação e comercialização

O Movimentos

Um movimento coletivo apartidário e sem fins lucrativos, que visa a transformação da nossa querida cidade com base no fortalecimento da cadeia produtiva local e foco na sustentabilidade, nos cuidados ambientais, na valorização do nosso patrimônio histórico e cultural e na qualificação das pessoas através da educação empreendedora tendo como base a construção colaborativa do Turismo Criativo.

Esse movimento da sociedade civil, em parceria com instituições de ensino e pesquisa como o IF Sul de Minas, por exemplo, e organizações do terceiro setor é voltado para o fomento da economia criativa como novo vetor de desenvolvimento sustentável. O nosso objetivo é que ele se torne um Arranjo Produtivo Local de Turismo, buscando uma construção colaborativa de toda a cadeia: prestação de serviços, eventos, gastronomia, arte e artesanato, moda, cultura, valorização dos espaços públicos, incentivo à qualificação da mão de obra estímulo ao empreendedorismo, comunicação e marketing, dentre outros campos que fazem a vida de uma cidade, sempre objetivando o bem comum.A ação é imediata, mas também vamos tecendo o fio de uma teia de longo prazo, visando as gerações futuras. O que quer dizer que não se trata de um projeto imediatista, mas as mudanças já começam a acontecer como resultado do trabalho voluntário de muitas pessoas.

A primeira etapa do trabalho está voltada para o cadastro dos serviços, produtos, artesanato, cultura, gastronomia, atrações naturais, criação de rotas e circuitos para pedaladas e caminhadas, criação de calendário de eventos, dentre outros aspectos.
O conceito de turismo criativo tem origem na Europa no início do século XXI
e foi definido por Crispin Raymond e Greg Richards como “um tipo de turismo que oferece a oportunidade de o viajante desenvolver seu potencial criativo a  participar ativamente das experiências para aprender sobre o destino”
Busca transcender a experiência do visitante, numa interação com os saberes e sabores da terra, trata-se de uma valorização da cultura do dia. Assim como arrumamos a nossa casa para receber o visitante, a preparação do turismo criativo passa pelo cuidado e hospitalidade como tradições mineiras.
Um movimento que se faz potencializado a tradição da cidade.

O sonho está lançado e quando sonhamos juntos ele se toma cada vez  mais real.

Mobilização:

Logo-horizonta-preto

Colaboração

Apoio:

Apoio:

Movimento Turismo Criativo